Tr√°s-os-Montes

O Reino Maravilhoso de Tr√°s-os-Montes

Categoria: Aventura, Enogastronómico, Família, Natureza

Um aut√™ntico para√≠so com vales profundos, rios e riachos de √°guas cristalinas, aldeias preservadas, castelos, tradi√ß√Ķes milenares e √°reas naturais protegidas, a regi√£o de Tr√°s-os-Montes, situada no norte de Portugal, oferece paisagens de rara beleza que moldam a natureza com cores alternadas ao longo das esta√ß√Ķes.

Aqui deixamos alguns lugares a não perder na sua visita a Trás-os-Montes, que nas palavras do escritor Miguel Torga, é um Reino Maravilhoso.

Vila Real e arredores

Chamam-lhe a princesa do Corgo e está localizada entre o Alvão, o Marão e o Douro, sobre um promontório entre os rios Corgo e Cabril: estamos a falar de Vila Real. Emoldurada por uma fascinante paisagem natural, é uma ótima cidade para servir de base a quem pretende visitar a região.

Em plena Vila Velha da cidade de Vila Real, encontrará a pequena capela de São Brás, que é o templo mais antigo e o que melhor ilustra os primeiros tempos de História do burgo. Mesmo junto à capela, poderá desfrutar do Miradouro da Vila Velha, com uma belíssima paisagem da confluência dos rios Corgo e Cabril. Bem perto, poderá ainda visitar o Museu da Vila Velha para melhor compreender as origens da cidade.

No centro da cidade, sobressaem a S√© de Vila Real e a Capela Nova. Se pretender entrar em contacto com a natureza, poder√° visitar o Jardim da Carreira, o Jardim Bot√Ęnico da UTAD, o Parque Florestal, o Parque Corgo ou ir at√© ao Miradouro da Esta√ß√£o e descer, a p√©, at√© √†s cascatas do rio Corgo.

Nos arredores de Vila Real, existem tamb√©m v√°rios locais a n√£o perder, mas importa destacar o magn√≠fico Pal√°cio de Mateus, obra de Nicolau Nasoni, rodeado de belos jardins inseridos numa vasta quinta. De destacar tamb√©m √© o Santu√°rio de Pan√≥ias, que remonta ao per√≠odo romano e foi palco de rituais e sacrif√≠cios em honra dos deuses. Por √ļltimo, destaca-se o Parque Natural do Alv√£o, onde poder√° apreciar a soberba beleza das paisagens, encontrar a bel√≠ssima aldeia de Lamas de Olo, a Albufeira da Barragem Cimeira e tamb√©m as Fisgas de Ermelo, que constituem o local mais emblem√°tico da √°rea protegida Parque Natural do Alv√£o.

 

Chaves

Foram as legi√Ķes romanas que se instalaram em Aquae Flaviae, designa√ß√£o antiga da atual cidade de Chaves. Os romanos tiraram proveito das √°guas quentes m√≠nero-medicinais, implantando balne√°rios termais e fazendo a cidade crescer em redor das suas termas e da sua bel√≠ssima ponte romana de Trajano. A ponte romana sobre o Rio T√Ęmega foi conclu√≠da no tempo do Imperador Trajano, entre o fim do s√©culo I e o princ√≠pio do s√©culo II d.C. Esta ponte √© o mais caracter√≠stico ex-libris de Chaves.

Tamb√©m no centro da cidade, encontrar√° o Castelo de Chaves, sendo que apenas a Torre de Menagem se mant√©m como hist√≥ria viva. No seu exterior, poder√° desfrutar de um bonito jardim, onde se pode observar uma excelente panor√Ęmica de todo o vale. Outros pontos de interesse s√£o o Forte de S√£o Neutel, o Jardim do Tabolado, as Termas de Chaves, a Igreja da Miseric√≥rdia, o Jardim P√ļblico de Chaves, a Igreja Matriz de Santa Maria Maior, o Museu de Arte Contempor√Ęnea Nadir Afonso e o Museu da Regi√£o Flaviense.

 

Rota da Terra Fria

O itinerário da Rota da Terra Fria Transmontana, com 455 km, atravessa os municípios de Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso e Vinhais, integrando os melhores testemunhos do carácter nordestino.

Durante a rota, poderá conhecer a cidade de Bragança e visitar a sua cidadela, recinto fortificado onde se destacam as suas inconfundíveis muralhas em formato de coração, o seu típico casario, o castelo com a sua elegante Torre de Menagem, a Domus Municipalis e o Pelourinho.

Ter√° tamb√©m o privil√©gio de conhecer a cidade de Miranda do Douro, com uma aventurosa aproxima√ß√£o √†s cristas escarpadas do Douro. Miranda do Douro √© terra da segunda l√≠ngua oficial de Portugal ‚Äď o mirand√™s. √Č c√©lebre, tamb√©m, pelo seu folclore colorido e animado: os Pauliteiros de Miranda, com o seu traje t√≠pico, que despertam a nossa aten√ß√£o com a coreografia complexa com os paulitos e as castanholas. Os Pauliteiros tomam um lugar especial nas pequenas aldeias circundantes do concelho de Miranda do Douro. No centro hist√≥rico da cidade, n√£o deixe de visitar o Museu da Terra de Miranda, dedicado ao modo de vida no planalto mirand√™s, a Concatedral de Miranda do Douro, antiga S√© de Miranda do Douro, as ru√≠nas do Pa√ßo Episcopal e as Ru√≠nas do Castelo.

Aproveite para descontrair num passeio de barco e admire a beleza e grandeza das arribas do Parque Natural do Douro Internacional. Entre outros pontos por onde passa esta rota, destacamos, também, a bonita vila de Mogadouro, a aldeia comunitária de Rio de Onor, em pleno Parque Natural de Montesinho, as aldeia de Picote, Gimonde, Castro de Avelãs e ainda Montesinho, que está localizada a 1030m de altitude, sendo uma das aldeias mais altas de Portugal e a mais alta da serra de Montesinho.

Terra temperamental, esta região de montanhas e vales maravilhosos transporta-nos para tempos ancestrais, através da contemplação de paisagens naturais e de um povo em constante evolução, que soube adaptar-se ao longo da História, deixando um vasto património arquitetónico e cultural, até aos nossos dias.

Em Tr√°s-os-Montes √© velho o ditado, ‚Äúpara c√° do Mar√£o, mandam os que c√° est√£o!‚ÄĚ, palavras eternamente lembradas, do escritor Miguel Torga. Ter√° sido nesta linha de pensamento que se desenvolveu toda uma cultura local.

Viagens Sugeridas
CriaŐĀmos programas e pacotes de viagem que lhe permitiraŐÉo conhecer tudo o que de melhor Portugal teŐām para oferecer. Escolha o seu destino, selecione um dos nossos roteiros e viaje em Portugal connosco!
Construa a sua viagem
Selecione o seu hotel preferido, os restaurantes onde deseja fazer as suas refeicŐßoŐÉes e as atividades que tem curiosidade em experimentar. NoŐĀs tratamos do resto!