Norte

O Reino Maravilhoso de Trás-os-Montes

Categoria: Aventura, Enogastronómico, Família, Natureza

Um autêntico paraíso com vales profundos, rios e riachos de águas cristalinas, aldeias preservadas, castelos, tradições milenares e áreas naturais protegidas, a região de Trás-os-Montes, situada no norte de Portugal, oferece paisagens de rara beleza que moldam a natureza com cores alternadas ao longo das estações.

Aqui deixamos alguns lugares a não perder na sua visita a Trás-os-Montes, que nas palavras do escritor Miguel Torga, é um Reino Maravilhoso.

Vila Real e arredores

Chamam-lhe a princesa do Corgo e está localizada entre o Alvão, o Marão e o Douro, sobre um promontório entre os rios Corgo e Cabril: estamos a falar de Vila Real. Emoldurada por uma fascinante paisagem natural, é uma ótima cidade para servir de base a quem pretende visitar a região.

Em plena Vila Velha da cidade de Vila Real, encontrará a pequena capela de São Brás, que é o templo mais antigo e o que melhor ilustra os primeiros tempos de História do burgo. Mesmo junto à capela, poderá desfrutar do Miradouro da Vila Velha, com uma belíssima paisagem da confluência dos rios Corgo e Cabril. Bem perto, poderá ainda visitar o Museu da Vila Velha para melhor compreender as origens da cidade.

No centro da cidade, sobressaem a Sé de Vila Real e a Capela Nova. Se pretender entrar em contacto com a natureza, poderá visitar o Jardim da Carreira, o Jardim Botânico da UTAD, o Parque Florestal, o Parque Corgo ou ir até ao Miradouro da Estação e descer, a pé, até às cascatas do rio Corgo.

Nos arredores de Vila Real, existem também vários locais a não perder, mas importa destacar o magnífico Palácio de Mateus, obra de Nicolau Nasoni, rodeado de belos jardins inseridos numa vasta quinta. De destacar também é o Santuário de Panóias, que remonta ao período romano e foi palco de rituais e sacrifícios em honra dos deuses. Por último, destaca-se o Parque Natural do Alvão, onde poderá apreciar a soberba beleza das paisagens, encontrar a belíssima aldeia de Lamas de Olo, a Albufeira da Barragem Cimeira e também as Fisgas de Ermelo, que constituem o local mais emblemático da área protegida Parque Natural do Alvão.

 

Chaves

Foram as legiões romanas que se instalaram em Aquae Flaviae, designação antiga da atual cidade de Chaves. Os romanos tiraram proveito das águas quentes mínero-medicinais, implantando balneários termais e fazendo a cidade crescer em redor das suas termas e da sua belíssima ponte romana de Trajano. A ponte romana sobre o Rio Tâmega foi concluída no tempo do Imperador Trajano, entre o fim do século I e o princípio do século II d.C. Esta ponte é o mais característico ex-libris de Chaves.

Também no centro da cidade, encontrará o Castelo de Chaves, sendo que apenas a Torre de Menagem se mantém como história viva. No seu exterior, poderá desfrutar de um bonito jardim, onde se pode observar uma excelente panorâmica de todo o vale. Outros pontos de interesse são o Forte de São Neutel, o Jardim do Tabolado, as Termas de Chaves, a Igreja da Misericórdia, o Jardim Público de Chaves, a Igreja Matriz de Santa Maria Maior, o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso e o Museu da Região Flaviense.

 

Rota da Terra Fria

O itinerário da Rota da Terra Fria Transmontana, com 455 km, atravessa os municípios de Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso e Vinhais, integrando os melhores testemunhos do carácter nordestino.

Durante a rota, poderá conhecer a cidade de Bragança e visitar a sua cidadela, recinto fortificado onde se destacam as suas inconfundíveis muralhas em formato de coração, o seu típico casario, o castelo com a sua elegante Torre de Menagem, a Domus Municipalis e o Pelourinho.

Terá também o privilégio de conhecer a cidade de Miranda do Douro, com uma aventurosa aproximação às cristas escarpadas do Douro. Miranda do Douro é terra da segunda língua oficial de Portugal – o mirandês. É célebre, também, pelo seu folclore colorido e animado: os Pauliteiros de Miranda, com o seu traje típico, que despertam a nossa atenção com a coreografia complexa com os paulitos e as castanholas. Os Pauliteiros tomam um lugar especial nas pequenas aldeias circundantes do concelho de Miranda do Douro. No centro histórico da cidade, não deixe de visitar o Museu da Terra de Miranda, dedicado ao modo de vida no planalto mirandês, a Concatedral de Miranda do Douro, antiga Sé de Miranda do Douro, as ruínas do Paço Episcopal e as Ruínas do Castelo.

Aproveite para descontrair num passeio de barco e admire a beleza e grandeza das arribas do Parque Natural do Douro Internacional. Entre outros pontos por onde passa esta rota, destacamos, também, a bonita vila de Mogadouro, a aldeia comunitária de Rio de Onor, em pleno Parque Natural de Montesinho, as aldeia de Picote, Gimonde, Castro de Avelãs e ainda Montesinho, que está localizada a 1030m de altitude, sendo uma das aldeias mais altas de Portugal e a mais alta da serra de Montesinho.

Terra temperamental, esta região de montanhas e vales maravilhosos transporta-nos para tempos ancestrais, através da contemplação de paisagens naturais e de um povo em constante evolução, que soube adaptar-se ao longo da História, deixando um vasto património arquitetónico e cultural, até aos nossos dias.

Em Trás-os-Montes é velho o ditado, “para cá do Marão, mandam os que cá estão!”, palavras eternamente lembradas, do escritor Miguel Torga. Terá sido nesta linha de pensamento que se desenvolveu toda uma cultura local.

Viagens Sugeridas
Criámos programas e pacotes de viagem que lhe permitirão conhecer tudo o que de melhor Portugal têm para oferecer. Escolha o seu destino, selecione um dos nossos roteiros e viaje em Portugal connosco!
Construa a sua viagem
Selecione o seu hotel preferido, os restaurantes onde deseja fazer as suas refeições e as atividades que tem curiosidade em experimentar. Nós tratamos do resto!