Alentejo

Os maiores tesouros do Alentejo

Categoria: Qualquer Tipo de Viagem

Percorra a região e emocione-se com as planícies a perder de vista que se desenrolam junto ao Tejo. O Alentejo é uma enorme região caracterizada sobretudo pelos extensos campos de trigo, enormes plantações de sobreiros e oliveiras que resistem ao tempo e sumarentas vinhas. No litoral, praias selvagens duma beleza agreste e inexplorada. Tesouros para descobrir numa região que tem muito para oferecer.

Património Mundial da Humanidade

Entre a tranquilidade, a hospitalidade, a história, o vinho e a gastronomia maravilhosa, as cidades alentejanas são verdadeiras pérolas portuguesas. A cultura do Alentejo vive no coração de toda a Humanidade. Descubra algumas das propriedades e bens culturais que estão inscritos na Lista do Património da Humanidade, entre outros tesouros da região.


Évora

O centro histórico de Évora, Património Mundial, preserva vestígios com mais de 2000 anos, revelando influências romanas, visigóticas e árabes. Do templo romano à Sé, passando pela Igreja de São Francisco e pela Capela dos Ossos, pela janela manuelina da casa de Garcia de Resende, pelo Palácio de D. Manuel, pela Universidade de Évora ou pela Praça do Giraldo, a beleza de Évora atravessa o tempo. Percorrer o seu centro histórico é como entrar num museu ao ar livre e explorar tudo o que a cidade tem para oferecer.

Riquíssima em sítios arqueológicos, a cidade de Évora esconde ainda o Cromeleque dos Almendres. Monumento megalítico único na Península Ibérica, o Cromeleque dos Almendres foi descoberto em 1964 pelo investigador Henrique Leonor Pina, enquanto fazia o levantamento da Carta Geológica de Portugal. A relevância deste cromeleque não passa só pelas grandes dimensões, mas também pelo bom estado de conservação em que se encontra. Envolto numa aura de misticismo e encantamento, o Cromeleque dos Almendres é uma autêntica máquina do tempo. Insere-se no Circuito Megalítico de Évora, juntamente com outros monumentos e é Monumento Nacional desde 2015.


Elvas

Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas fortificações receberam a classificação de Património Mundial em 2012. A história de Elvas, Rainha da Fronteira, está escrita em cada pedra das suas fortificações. As muralhas, a cerca medieval, os três fortins, o centro histórico, o Aqueduto da Amoreira, os fortes de Santa Luzia e de Nossa Senhora da Graça estendem-se ao longo de 300 hectares e fazem da cidade a maior fortaleza abaluartada do mundo.

Aproveite para provar as Ameixas d’Elvas, produto típico da gastronomia elvense. A sua preparação e confeção, quer secas ou em calda, é uma das tradições seculares da região, elaborada a partir das ameixas Rainha Cláudia. Esta fruta, confecionada em calda, acompanha a tradicional sericaia, um doce típico bastante apreciado.


Cante Alentejano

Portugal tem no seu património cultural uma expressão musical muito genuína e única no mundo: o Cante Alentejano. Cantado em coro e sem qualquer recurso a instrumentos musicais, o Cante Alentejano é uma manifestação popular característica dos vários concelhos do distrito de Beja, na região do Baixo Alentejo. Sempre aconteceu em contextos informais, durante o trabalho no campo ou em momentos de festa e, embora não seja específico de nenhum género ou estrato social, é muitas vezes associado às classes rurais, que se formaram numa região onde a industrialização agrícola e a extração mineira se desenvolveram durante o final do século XIX e o século XX. Nas romarias e festas, nas associações e nas tabernas, os grupos de Cante enchem o ar com histórias do campo, de melancolia, de amor e saudade. Histórias tão belas que chegaram aos ouvidos e coração do mundo, tornando-se Património Cultural Imaterial da Humanidade.


Observação de Estrelas

Enquanto o sol baixa no horizonte, suba o Guadiana até ao grande lago do Alqueva. A região do Alqueva é hoje um dos destinos mais fantásticos de Portugal. A construção da barragem do Alqueva deu origem ao maior lago artificial de toda a Europa Ocidental, mudando por completo a paisagem. Quando a noite chega, as aldeias baixam as luzes e o céu acende-se. É hora de apreciar o espetáculo mágico numa área protegida e certificada internacionalmente, registada como uma reserva “Starlight Tourism Destination”: o Dark Sky Alqueva. A qualidade do céu no Alqueva permite a observação a olho nu de um elevado número de objetos celestes. Uma experiêcia incrível, a não perder.


Vilas que guardam memórias

Apelidada de “Vila Museu”, Mértola é lugar de confluência das mais interessantes e complexas heranças históricas e culturais em terras alentejanas. Edificada sobre um promontório sobranceiro ao rio Guadiana, Mértola guarda ainda hoje vestígios de inúmeras civilizações que a ocuparam e a modelaram durante milénios.

Em pleno coração do Parque Natural da Serra de S. Mamede, Marvão é uma das mais emblemáticas e belas vilas do Alentejo. Quem a visita deixa-se de imediato conquistar pela espetacularidade da sua paisagem, a preservação exemplar do burgo, com o seu casario branco, e um importante património natural e edificado.

Memórias são também o que perdura nas antigas judiarias, especialmente em Castelo de Vide. Facilmente encantados pelo charme desta vila, aqui encontramos uma das mais bem preservadas judiarias de Portugal. Não perca a visita à antiga sinagoga, atualmente um museu, e aproveite para passear pelas ruas e ver a presença judaica nos seus nomes e os sinais do culto de gerações hebraicas, nas portas de granito.


A Costa Alentejana

Quando o calor aperta e o corpo pede um banho no mar, o destino perfeito é a costa alentejana. Com mais de 140 km de praias a descobrir, é o litoral mais bem preservado da Europa. De Tróia à Zambujeira do Mar, passando por Almograve, Malhão, Melides, Arrifana, Odeceixe, Porto Covo, São Torpes e tantas outras quase secretas, difícil é escolher onde pousar a toalha ou pegar na prancha.


Os Rios e Albufeiras

No coração do Alentejo, a água fresca dos rios espera por si em lugares mágicos. Se gosta de praias fluviais siga pelas margens do Tejo, Guadiana ou nos espelhos imensos das albufeiras e refresque-se em praias como a Tapada Grande, Alamal, Monsaraz, Mourão, Amieira e Santa Clara. De uma beleza serena, o Alentejo oferece inúmeros destinos irresistíveis, que não deixam de surpreender e seduzir quem os visita.


Viagens Sugeridas
Criámos programas e pacotes de viagem que lhe permitirão conhecer tudo o que de melhor Portugal têm para oferecer. Escolha o seu destino, selecione um dos nossos roteiros e viaje em Portugal connosco!
Construa a sua viagem
Selecione o seu hotel preferido, os restaurantes onde deseja fazer as suas refeições e as atividades que tem curiosidade em experimentar. Nós tratamos do resto!